Governo da Bahia oferece vagas em cursos gratuitos do Pronatec; Confira!

São quase 4 mil vagas disponíveis em diversas cidades baianas; confirma mais detalhes

Governo da Bahia oferece vagas em cursos gratuitos do Pronatec; Confira!

Secretaria de Educação da Bahia está com inscrições abertas para cursos gratuitos do Pronatec. São quase 4 mil vagas disponíveis em diversas cidades baianas; confirma mais detalhes.

Na última terça-feira, 8, a Secretaria de Educação da Bahia (SEC) abriu inscrições nos cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As formações fazem parte dos Cursos Técnicos de Nível Médio Concomitantes ao Ensino Médio (Mediotec) e Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ambas na modalidade de ensino presencial.

Cursos gratuitos na Bahia

Nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) estão sendo destinadas 3.455 vagas.

Podem participar estudantes do ensino fundamental e egresso da rede pública, federal, estadual ou municipal; além de estudantes de instituição filantrópica ou de instituição privada na condição de bolsista integral.

O FIC faz parte dos Programas Novos Caminhos e Qualifica Mais Emprega Mais, que levam qualificação profissional para os jovens.

As outras 425 vagas para os cursos do Mediotec, estão distribuídas em três eixos tecnológicos e quatro cursos técnicos de nível médio; as formações são em cursos técnicos de vendas, paisagismo, hospedagem e administração.

Ao todo, serão 17 turmas com 25 estudantes cada; sendo a carga horária total entre 800 e 1.000 horas.

Para participar é necessário estar matriculado na 1ª ou 2ª série do ensino médio e os estudantes terão acesso as aulas no contraturno escolar.

Inscrições Pronatec Bahia

As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de março através do preenchimento de formulário eletrônico.

Os candidatos serão selecionados através de sorteio eletrônico que deve acontecer no dia 18, a lista com o resultado final da seleção será publicada no dia 21 deste mês, no Portal da Educação.

matricula será feira virtualmente entre 21 e 25 de março.

Nesse período quem for contemplado terá que encaminhar os documentos listados no edital para o e-mail pronatecfic2022.1@enova.educacao.ba.gov.br.

As aulas, que serão presenciais, terão início no dia 28 de março.

Fonte: FDR